Drive-thru especial no Ipatingão atendeu mais de 1.800 pessoas em apenas quatro horas
O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, acompanhado de sua equipe de governo, recepcionou na manhã desta quinta-feira (29), em uma visita ao sistema de saúde local e compromissos na sede regional da FIEMG, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti.
A organização e a agilidade no atendimento à população, que faz com que a cidade ocupe uma posição de vanguarda no trabalho de imunização contra a Covid-19, já contemplando o público com idade de 32 anos (quando em Belo Horizonte, por exemplo, a faixa etária atendida atualmente é a de 36 anos), chamaram muito a atenção, e o governador fez questão de conhecer de perto alguns dos mecanismos estruturantes adotados pela gestão ipatinguense.
Após sobrevoar a região do Parque Ipanema e o vizinho bairro Jardim Panorama, as autoridades estaduais pousaram em um helicóptero no gramado do Ipatingão, deslocando-se então para o drive-thru especial montado no estacionamento do estádio. Somente nesta quinta-feira, o sistema de drive-thru atendeu 1.809 pessoas.
Em seguida, a comitiva se dirigiu para a Unidade Básica de Saúde do bairro Jardim Panorama, onde o prefeito e o governador, como ocorreu no drive-thru, também interagiram com algumas das pessoas atendidas pela vacinação com a primeira e a segunda dose. O chefe do Executivo ipatinguense aproveitou para expor ações que vêm sendo desenvolvidas em várias frentes para reestruturação do sistema de saúde da cidade e demonstrou, com ênfase especial, o potencial para ampliação do contingente de vacinas encaminhado por meio do Estado.
Resposta gratificante
No momento de contato com os vacinados na UBS do Panorama, Romeu Zema salientou a importância do trabalho conjunto entre Estado e municípios para acelerar o combate à pandemia, comemorando a resposta dada por Ipatinga. “Parabenizo a Secretaria Municipal de Saúde e a Prefeitura pela eficiência do trabalho aqui realizado. É gratificante ver o panorama com que nos deparamos aqui. Pudemos perceber que a cidade realmente é um modelo em iniciativas de combate à Covid-19 e, não por acaso, a vida está voltando mais rapidamente ao normal, para alívio dos moradores e dos segmentos que movem a economia”, comentou.
Feliz com as considerações do governador, o prefeito Gustavo Nunes realçou que as equipes de imunização do município têm trabalhado permanentemente para garantir que as doses recebidas cheguem com a maior agilidade possível à população. “Temos um vírus que se espalha muito rápido e a solução é a vacina. Estamos trabalhando, inclusive nos fins de semana, para que as pessoas dos grupos prioritários fiquem protegidas, mas também não podemos relaxar. A população precisa continuar contribuindo”.
Ao conversar com as pessoas que estavam sendo vacinadas, o Governador ficou positivamente impressionado. Os elogios foram unânimes quanto à agilidade da vacinação em Ipatinga.
Edileide Ferreira de Carvalho, moradora do Jardim Panorama, que recebeu a segunda dose do imunizante na UBS do bairro, se disse aliviada. “Quando marcaram a data da segunda dose, fiquei um pouco desconfiada, porque a gente sabe que no Brasil nem sempre as coisas funcionam como programado. Aliás, às vezes nem funcionam. E qual não foi a minha surpresa quando esteve na minha casa uma servidora da Saúde, dando conta de que o reforço da vacina já estava disponível para mim. Hoje posso dizer que o trabalho tem sido feito com muito zelo e seriedade”, considerou, acrescentando ainda que não teve nenhuma reação adversa com a vacina AstraZeneca.
Potencial do município
O secretário de Saúde de Ipatinga, Cleber de Faria, explica que a ampliação dos públicos-alvos está condicionada também às entregas de imunizantes pelo Ministério da Saúde. “Os dados do avanço da vacinação se refletem na diminuição no número de casos de internações por Covid-19, mas é preciso ter claro que ainda há um longo caminho a ser trilhado até que todos estejam em plena segurança. A prevenção ainda é indispensável. Esperamos que o Ministério da Saúde consiga cumprir as previsões de entrega de doses, porque temos capacidade para vacinar rapidamente”, afirmou.