Assim se conta em Lavras

PUBLICIDADE

Projeto Contos Locais chega à reta final na cidade dos ipês com distribuição dos livros produzidos por alunos da rede pública do município

Fotos/vídeos: Dani Dornelas

- PUBLICIDADE -
AAPI
Giganet
EXPO USIPA
Sesi – Senai
Usiminas

Link para vídeos: https://www.transfernow.net/dl/20240724h8MXx1yg

IPATINGA — Os livros do projeto literário Contos Locais estão sendo distribuídos na comunidade de Lavras. Esse projeto, que está em seu quarto ano e já beneficiou dez cidades, foi prestigiado com a apresentação da obra concluída durante reunião com profissionais da educação do município, alunos participantes do projeto e outros representantes da comunidade em geral.

Contos Locais  visa estimular a leitura, a escrita, a contação de histórias, a pesquisa e a preservação da memória e valorização da cultura do interior de Minas Gerais. Em Lavras, ele foi realizado em parceria com a secretaria de educação local. O projeto consistiu na ministração de oficinas de contação de histórias ministradas pela atriz Bia Bedran para educadores que repassaram os conteúdos para estudantes da rede pública.  Os estudantes fizeram o mapeamento de contos da cidade por meio de pesquisas orientadas pelos professores. A partir dessa atividade, o grupo foi a campo coletar as histórias. Em seguida, os estudantes escreveram os contos que foram revisados pelos professores e editado pelo escritor Cristiano Augusto Lopes.

Tânia Mara (verde/cabelo Chanel), da secretaria de educação municipal, conta que os livros já chegaram a escolas municipais, aos Centros Especializados de Educação (CCEIS), prefeitura e biblioteca pública. Alguns exemplares estão disponíveis também na Casa da Cultura, que sediou o lançamento da obra.

Clarice Pacheco Gomes (óculos), secretária de cultura, destaca que o livro “Assim se Conta em Lavras”, passa a integrar um dos nossos maiores patrimônios, a nossa memória”.

A aluna do 8.º ano, Maída Ribeiro, disse que foi incrível participar de um projeto como dos Contos Locais. “A partir dessas histórias, poderemos desenvolver outras. O livro é uma fonte de inspiração para todos os lavrenses”.

A distribuição gratuita dos exemplares na comunidade encerra a primeira etapa do projeto, buscando difundir os contos como forma de valorização e preservação da história local. A iniciativa é viabilizada pela MC Produção Ltda., com apoio do Ministério da Cultura através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e patrocínio do Mart Minas e Expresso Nepomuceno.

Legenda

As professoras Telsuíta Laudonira Pereira e Christiane Mary Gomes, que ministraram oficinas de contação de histórias para os alunos, interpretam Aninha das Bonecas, um dos capítulos dos Contos Locais e atração do lançamento do livro.

Identificação das fotos/vídeos de Dani Dornelas:

Tânia Mara (verde/cabelo Chanel), da secretaria de educação municipal

Clarice Pacheco Gomes (óculos), secretária de cultura

A aluna do 8.º ano, Maída Ribeiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui