6ª Conferência Metropolitana marca os 10 anos da ARMVA

Prefeitos da RMVA e Colar Metropolitano receberam o Selo de Integração Metropolitana.
PUBLICIDADE

Com cerimônia solene que reuniu autoridades do Governo de Minas Gerais e municipais, além da participação popular, a 6ª Conferência Metropolitana da Região Metropolitana do Vale do Aço celebrou os principais avanços da região nos 10 anos de criação da Agência de Desenvolvimento da RMVA – ARMVA, na tarde desta quarta-feira (29), em Ipatinga. 

Romeu Zema destacou os investimentos do Governo de Minas no Vale do Aço

A solenidade de comemoração foi prestigiada pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema, como um de seus últimos compromissos ocupante do cargo, além do procurador-geral de Justiça, Dr. Jarbas Soares Júnior, prefeitos da Região Metropolitana e Colar Metropolitano, deputados federais e estaduais, autoridades regionais, representantes do setor produtivo e da comunidade do Vale do Aço.

- PUBLICIDADE -
SINDJORI
Usiminas
Giganet
FSFX
Sesi – Senai
AAPI

Para destacar os resultados da autarquia o govenador de Minas Gerais, Romeu Zema, pontuou em seu discurso o desenvolvimento dos programas prioritários do Governo de Minas como o Minas Reurb e o Minas Livre para Crescer no território do Vale do Aço. Na ocasião, Zema também citou outras ações realizadas pelo governo de Minas Gerais para o desenvolvimento da região, bem como para todo o estado.

Diretor-Geral da ARMVA destacou as principais conquistas do Vale do Aço, por meio da ARMVA

O diretor-geral da ARMVA, João Luiz Teixeira Andrade, traçou um breve histórico da ARMVA com as principais ações desenvolvidas em sua primeira década de existência e pontuou o pioneirismo da autarquia na aplicação das novas legislações referentes à regularização fundiária e liberdade econômica. 

“Em 2017, iniciamos o trabalho de regularização fundiária de modo experimental em Ipaba. Em 2019, o Governo de Minas entendeu a Reurb como prioritário para o desenvolvimento econômico e social do estado, instituindo o programa Minas Reurb, o qual a ARMVA abraçou com prontidão e aprimoramos os nossos trabalhos. Hoje, a ARMVA executa o programa em 14 municípios. Além disso, em 2020 firmamos o compromisso com o governador Zema de sermos órgão modelo de aplicação da lei de liberdade econômica, reduzindo burocracia e dando mais celeridade aos processos administrativos”, destaca João Luiz.

Presidente da OAB Timóteo, Cristiana Miranda, toma posse como conselheira representante da Sociedade Civil no Conselho Deliberativo de Desenvolvimento Metropolitano.

 

Posse do conselheiro da sociedade civil organizada

Um dos principais atos realizados na cerimônia foi a posse dos novos conselheiros, titular e suplente, representantes da sociedade civil organizada no Conselho Deliberativo de Desenvolvimento Metropolitano. A conselheira titular eleita para o biênio 2022-2024 é Cristiana Miranda Siqueira, presidente da OAB de Timóteo. Já o conselheiro suplente é João Batista Alves, presidente do Sindimiva. 

A eleição foi realizada horas antes da cerimônia solene e contou com a participação de representantes de entidades de classe, sindicatos patronais e de empregados, instituições de ensino superior, entre outros segmentos da sociedade civil organizada.

Estudantes receberam os prêmios da 1ª Maratona Estudantil da ARMVA

Governador premia estudantes

No início do mês, a ARMVA realizou a 1ª Maratona Estudantil da ARMVA. O evento, voltado para estudantes de graduação e pós-graduação, teve como objetivo buscar soluções para os grandes desafios urbanos do Vale do Aço. As três equipes com as melhores propostas foram premiadas com o valor total de R$ 10 mil. Os estudantes das equipes receberam o certificado de vencedores durante a cerimônia das mãos das autoridades do Estado, incluindo o próprio governador.

Minas Reurb é destaque na cerimônia

O Minas Reurb – Programa Mineiro de Integração e Regularização Territorial é o maior programa de regularização fundiária já realizado em Minas Gerais e uma das prioridades dessa gestão. Somente por meio da ARMVA, já foram entregues mais de 1.000 títulos de propriedade em diversos municípios do Vale do Aço.

Famílias de Antônio Dias, Entre Folhas e Ipaba representaram os quase 1000 beneficiários dessa etapa do programa Minas Reurb

 

Durante a cerimônia, Zema realizou a entrega simbólica de 124 títulos para o município de Antônio Dias, 500 títulos para Entre Folhas e 364 títulos para Ipaba. Ao todo, 15 moradores dos três municípios receberam os títulos de propriedade representando todos os quase 1.000 contemplados. Atualmente, o programa está em execução em 14 dos 28 municípios da área de atuação da ARMVA.

Ainda durante a solenidade foram assinados os termos de cooperação técnica para a realização do Minas Reurb nos municípios de: Bom Jesus do Galho, Bugre, Marliéria, Naque, São João do Oriente e Vargem Alegre.

O procedimento de regularização fundiária, além da atuação do Governo de Minas e dos municípios, necessita da cooperação e parceria dos cartórios de registros de imóveis. Neste sentido, a ARMVA homenageou os titulares dos cartórios que possuem relação nos processos do Minas Reurb. 

Oficiais dos cartórios de imóveis que possuem parceria na execução do Minas Reurb foram homenageados na 6ª Conferência Metropolitana

Foram homenageados os oficiais dos cartórios de registro de imóveis de: Coronel Fabriciano, Dr. Vinícius Guimarães De Barros Pires Da Silva; Governador Valadares, Dra. Jacinta De Lourdes De Faria Costa; Inhapim, Dr. Luiz Fernando Chagas; Ipatinga, Dra. Júlia Roque; Mesquita, Dra. Isaura Victor De Pinho Oliveira; São Domingos Do Prata, Dra. Rebeca De Castro Braga; e Timóteo, Dr. Julio Andrade Paulo.

Selo de Integração Metropolitana

Como forma de reconhecer as administrações municipais que executam projetos e ações voltadas para o desenvolvimento integrado da região, a ARMVA realizou pela primeira vez a entrega do Selo de Integração Metropolitana, previsto nas legislações e atos normativos que regem a autarquia. 

Entre os critérios necessários para a concessão do selo estão: adesão aos programas prioritários do Governo de Minas Gerais, cumprimento das diretrizes do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado – PDDI, entre outras medidas. Assim, o selo foi concedido aos municípios de: Antônio Dias, Córrego Novo, Iapu, Ipaba, Jaguaraçu, Marliéria, Naque, Pingo-D’água, São João Do Oriente e Timóteo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui